top of page
Buscar
  • Leonardo Maia

VOCÊ SE TORNOU UMA CRIANÇA PEQUENA

O caminho é a entrega consciente na plena confiança da primeira infância, quando atuamos com profunda entrega, reverência e confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual, como uma criança pequena o faz, de forma inconsciente, quando se entrega plenamente ao brincar.



VOCÊ SE TORNOU UMA CRIANÇA PEQUENA


"Quando um homem alcança o objetivo de sua vida, deve ter avançado o suficiente para poder se entregar, com todo o seu ser, aos poderes que atualmente só são ativos no homem durante a infância. Portanto, o objeto da evolução através de sucessivas vidas terrenas é gradualmente tornar o EU, incluindo, portanto, a parte consciente, em uma expressão dos mesmos poderes que nele governam durante os primeiros anos de sua vida, na primeira infância, sob a influência do mundo espiritual - embora ele não o conheça.


O pensamento que toma posse da alma depois de reflexões como essas, deve preenchê-lo com humildade, mas também com a devida consciência da dignidade do homem. O pensamento é o seguinte: o homem não está sozinho, há algo vivendo nele que é constantemente acessível dando a ele a prova de que ele pode elevar-se acima de si mesmo para algo que já está crescendo além dele, e que continuará crescendo vida após vida. Esse pensamento pode assumir uma forma cada vez mais definida; e, nesse caso, proporciona algo supremamente reconfortante e elevador, ao mesmo tempo que enche a alma com a correspondente humildade e modéstia. O que é que o homem tem dentro dele? Certamente, um ser humano divino superior, pelo qual ele pode se sentir interpenetrado, dizendo a si mesmo: 'Ele é meu guia dentro de mim'.


Desse ponto de vista, não demorou muito para chegarmos ao pensamento de que, por todos os meios ao nosso alcance, deveríamos nos esforçar para estar em harmonia com aquilo dentro do nosso ser, que é mais sábio que a inteligência consciente. E seremos referenciados pelo EU diretamente consciente para o eu ampliado, na presença de quem todo falso orgulho e presunção serão extintos e subjugados. Este sentimento evolui para outro que abre caminho para uma compreensão precisa da natureza da imperfeição humana atual; e a consciência disso leva ao conhecimento de que o homem pode se tornar perfeito, se uma vez que a espiritualidade mais ampla que ele carrega dentro dele puder manter a mesma relação com sua consciência que ela possuía com a vida inconsciente da alma na primeira infância."


Temos de erradicar da alma todo medo e terror que o futuro possa trazer ao homem.

Temos de adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro. Temos de olhar para a frente com absoluta equanimidade para com tudo o que possa vir. E temos que pensar somente que tudo o que vier, nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria.


Isto é parte do que temos que aprender nesta era, a saber viver com pura confiança, sem qualquer segurança na existência, confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual. Em verdade nada terá valor se a coragem nos faltar. Disciplinemos nossa vontade, e busquemos o despertar interior, todas as manhas e todas as noites.


Rudolf Steiner

 

PRECISAMOS DE APOIADORES PARA SUA REESTRUTURAÇÃO DA BIBLIOTECA:




49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page