A verdadeira natureza e o ser do homem é essencialmente o esforço para manter o equilíbrio entre os poderes de Lúcifer e Áhriman; o impulso do Cristo ajuda a humanidade do presente a estabelecer este equilíbrio.
LÚCIFER, CRISTO E ÁHRIMAN
Lúcifer, Cristo e ahriman
"Deve-se compreender que em um pólo se ergue a encarnação luciférica, no centro, a encarnação do Cristo, e no outro polo a encarnação ahrimánica. Lúcifer é o poder suscita no homem todo fanatismo, toda força mística falsa, tudo o que fisiologicamente tende a desordenar o sangue e assim eleva o homem por cima e para fora de si mesmo. Ahriman é o poder que faz o homem seco, prosaico, filisteu - que o ossifica e o traz para a superstição do materialismo. Mas a verdadeira natureza e o ser do homem é essencialmente o esforço para manter o equilíbrio entre os poderes de Lúcifer e Ahriman; o impulso do Cristo ajuda a humanidade do presente a estabelecer este equilíbrio.
Aqueles dois pólos - o luciférico e o ahrimánico - estão continuamente presentes no homem. Visto historicamente, achamos que o luciférico prevalece em certas correntes de desenvolvimento cultural dos tempos precristianos, e continuam até os primeiros séculos da nossa era. Por outro lado, a influência ahrimánica tem vindo a trabalhar desde a metade do século XV e vai aumentar em força "
LÚCIFER
- Falsos misticismos, fanatismo
- Incita o homem a todas exaltações
- Orgulho de elevar-se sem fronteira
- Possibilidade de fazer o mal, de sucumbir a todas as paixões e desejos do mundo dos sentidos
AHRIMAN
- Incita as supertições materialistas segundo as quais não existe a Alma ou Espírito no mundo
- É o inspirador do materialismo amoral, ateísta, mecanicista e o tipo de pensamento racionalista
- Mente com pensamento rígido e automático
- Palavras que facilmente se tornam vazias e por sua vez a mentira
CRISTO - O Equilíbrio entre Lúcifer e Ahriman
Rudolf Steiner
Fonte: Rudolf Steiner Quotes
Tradução Livre: Leonardo Maia
PRECISAMOS DE APOIADORES PARA SUA REESTRUTURAÇÃO DA BIBLIOTECA:
Comentários