top of page
Buscar
  • Leonardo Maia

FAMÍLIA DE ALMAS

"Cada um reúne em torno de si a sua própria "família de almas": um grupo de pessoas,unidas ou não por acaso ou por puras motivações egocêntricas,mas por interesses espirituais mais essenciais e profundos - a individuação recíproca."



"A união com o Self não está somente no relacionamento entre homem e mulher, mas também em muitos outros relacionamentos pessoais. A seita gnóstica dos peratas já pregava que "toda criatura escolhe suas particularidades da substância primordial divina do mundo da água que forma o homem espiritualmente perfeito", isto é do inconsciente e de seu impulso para a individuação. Elas se atraem "mais do que imã e o ferro". Isso significa que as ligações com as outras pessoas são produzidas pelo Self e que a intensidade desse relacionamento é regulada com muita precisão.


Cada um reúne em torno de si a sua própria "família de almas": um grupo de pessoas,unidas ou não por acaso ou por puras motivações egocêntricas,mas por interesses espirituais mais essenciais e profundos - a individuação recíproca. Enquanto os relacionamentos apoiados em projeções são caracterizados pelo fascínio e a dependência mágica,essa forma de relacionamento através do Self tem em si algo rigorosamente objetivo,estranhamente supra pessoal. Ela transmite uma sensação de "proximidade imediata e intemporal".


A ligação sentimental habitual, diz Jung em outra parte, sempre contém projeções que devem ser retiradas, a fim de se chegar a si mesmo e à objetividade... "A cognição objetiva está por traz da interligação sentimental e parece ser o mistério central". Nesta esfera do Self se encontram os muitos dos quais pertencemos, aqueles cujo coração nós tocamos e lá não reina a diferenciação, apenas a presença imediata. Não existe processo de individuação em que ao mesmo tempo não cria esse tipo de interligação com o próximo."


Marie Louise Von Franz - Reflexos da Alma


Fonte: C.G. Jung, o Velho Sábio

 

ATENÇÃO: temos um pouco mais de 100.000 assinantes no email gratuito da Biblioteca que não estão recebendo os conteúdos. Precisamos de uma instituição apoiadora que queira patrocinar o envio dos conteúdos por email, ou de 8 apoiadores de R$ 100,00 para conseguir o envio para pelo menos metade dos assinantes...


Seja um apoiador:


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page