top of page
Buscar
  • Leonardo Maia

IMAGINAÇÃO X MECANIZAÇÃO

Atualizado: 8 de set. de 2019

"O homem de antigamente era imaginação e seus frutos são as faculdades matemáticas de hoje.


IMAGINAÇÃO X MECANIZAÇÃO

Através da sua iluminação interior, o homem de hoje experimenta um mundo matemático e mecânico. Apenas pessoas destacadas como Novalis foram capazes de sentir e dar expressão à poesia e à imaginação profunda que correspondem a este mundo interior matemático. Este mundo que Novalis elogia através de uma bela linguagem, é para o homem atual um mundo seco de triângulos, de quadrados, de somas e diferenças. O ser humano normalizado sente este mundo como deserto, seco; não sente amor por ele.


Novalis, que foi alguém notável, elogia as suas virtudes porque ainda vivia nele um eco do que tinha sido o mundo antes de se tornar introvertido. Naquela época, se percebia exteriormente o espírito dos astros, de Júpiter, de Saturno, de Áries, de Touro, de Gêmeos… Era o antigo mundo, pleno de luz estelar, que agora se introverte, e o primeiro sinal dessa introversão se manifesta nesse mundo que se mostra como seco, matemático e mecânico.


Nós devemos encontrar o caminho por qual transformar em imaginação a essa faculdade interior que agora é apenas uma adstringente matemática. Temos de compreender a imaginação que nos oferece a ciência da iniciação. O que contêm essa imaginação? É realmente a continuação daquela faculdade que permitiu aos reis magos do leste reconhecer a chegada do Cristo. A imaginação é o fruto, o casulo daquilo que os antigos previam nas constelações estelares, as imaginações dos astros, dos minerais como o ouro, a prata e o cobre.


O homem de antigamente era imaginação e seus frutos são as faculdades matemáticas de hoje.


Rudolf Steiner, GA 202 - Tradução: Leonardo Maia


Fonte: Astrosofia Argentina no Facebook


ATENÇÃO: O SITE E O SERVIDOR DE EMAIL ESTÃO SUSPENSOS


Estamos sofrendo um boicote por questionar a coerência entre os valores da Antroposofia e o apoio ao governo atual. O site sofreu novo ataque por hackers e teve todo seu conteúdo apagado da rede, além de estarmos sem servidor de email, este cortado por falta de fundos. Esta é uma alternativa gratuita e para mantermos as publicações.


PRECISAMOS DE 20 APOIADORES PARA REESTRUTURAÇÃO:


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page