top of page
Buscar
  • Leonardo Maia

AFINAL, A ANTROPOSOFIA É DE DIREITA OU ESQUERDA?

Afinal, a Antroposofia é de direita ou esquerda? Fala sobre política ou apenas o que me convém e aquilo que me autoafirma? Ela busca a verdade ou uma conveniência?



AFINAL, A ANTROPOSOFIA É DE DIREITA OU ESQUERDA?


A Antroposofia transcende o conceito de esquerda e direita, então a resposta é invertida, que ideais da direita ou da esquerda vão de encontro à Antroposofia? Eu acredito que essa é a grande confusão.


Outro aspecto relevante desta confusão é a distorção e generalização dessas polaridades partidárias, portanto analisa-se o pontual, esse aspecto da direita ou esse aspecto da esquerda e etc... portanto cada ponto deve ser analisado e argumentado, elevando-se à esfera do propósito maior na qual reside o ser "Antroposofia". Tanto a esquerda quanto a direita podem ir contra ou a favor desse propósito em seus aspectos pontuais, e é em cima desses aspectos pontuais que se deve fundamentar e argumentar toda e qualquer questão.


Uma tendência atual é que, ao se questionar qualquer posicionamento político, seja ele de direita ou esquerda, você automaticamente é taxado de forma polar, ou seja, se questiono qualquer aspecto do governo atual do Bolsonaro sou esquerdista, comunista ou lulista.


ANTROPOSOFIA E POLÍTICA NÃO SE MISTURAM?


A Antroposofia é um método para compreender natureza do ser humano, do universo e suas relações (vide Sociedade Antroposófica no Brasil) e portanto, nada pode ser ignorado ou desconsiderado. A Antroposofia busca a verdade e está conectada à realidade.


A partir do terceiro setênio da biografia humana, na conceituação antroposófica, o ser humano deve deve buscar a concepção do mundo "Verdadeiro". Portanto, pergunto, a política é um aspecto da realidade?


Política é a arte ou ciência de governar: da organização, direção e administração de nações ou Estados e a aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação ou aos assuntos externos. Como a administração de uma nação tem um profundo impacto sobre seus cidadãos, ela interfere diretamente no seu desenvolvimento como indivíduo do âmbito físico ao espiritual:


"Para a Antroposofia a substância física é uma condensação da "substância" espiritual, não-física. É, portanto, um estado do "ser" espiritual. Se formos tanto ao microcosmo das "partículas" atômicas e sub-atômicas, como ao macrocosmo das estrelas e galáxias, começamos a penetrar diretamente no mundo não-físico. Nesse sentido, a Antroposofia representa um monismo: para ela não existe o paradoxo do espírito atuar na matéria; ele é a origem de tudo." - Sociedade Antroposófica no Brasil


Portanto, podemos considerar que é impossível compreender o ser humano sem considerar o âmbito político, principalmente se quisermos considerar a perspectiva da Trimembração Social, pois os setores estruturais da sociedade devem servir de base para que os indivíduos possam desenvolver a liberdade, a criatividade e o autodesenvolvimento espiritual (vide Sociedade Antroposófica no Brasil).


Então porque esse discurso de que política e Antroposofia não se misturam, inclusive partindo de Instituições e antropósofos estudiosos de longa data?


Muitas pessoas, no momento em que os conceitos Antroposóficos vão no caminho oposto ao escolhido, ou a desvirtuam, ou desvinculam-na da realidade, ou seja, anulando sua relação com a vida em si. Tudo para fugir, ocultar ou mesmo negar uma incoerência individual neste âmbito da representação governamental e os preceitos Antroposóficos - no caso atual, trata-se dos apoiadores da atual política governamental e do atual presidente Jair Bolsonaro.


Ao se perceberem expostos, ou sua incoerência exposta, atacam a página e a minha pessoa, dizendo que eu estou desvirtuando os valores da Antroposofia ou a utilizando com fins partidários ou até mesmo que sou comunista, esquerdista ou lulista. Perceba que todo e qualquer questionamento ao governo atual tende a gerar esta acusação, o que é em realidade uma desonestidade intelectual, pois estes são no âmbito de valores de representatividade e direção governamental e sua relação com a Antroposofia - Impulsos Crísticos, Trimembração Social (vide Fraternidade Econômica, Igualdade Jurídica e Liberdade social, artística, intelectual e científica), o caminho de desenvolvimento do Homem como ser da Liberdade e sua interação harmônica social e não ocorre nenhuma propaganda política partidária.


Bom, toda as colocações aqui são fundamentadas na Antroposofia. Portanto, solicito que indique onde as conceituações estão equivocadas.


Portanto, se o governo atua de forma contrária aos preceitos da Trimembração Social, vide Fraternidade Econômica, Igualdade Jurídica e Liberdade social, artística, intelectual e científica, ele está indo na direção oposta, portanto contra a própria indicação da Antroposofia - vide Institut für soziale Dreigliederung: Instituto para trimembração social (https://www.dreigliederung.de/).


Podemos, inclusive, vincular o questionamento à própria Antroposofia, onde Steiner diz que para conectar-se ao Espiritual é necessário buscar em seu ambiente e em suas vivências o que lhe possa causar admiração e respeito com disposição devocional (vide Sociedade Antroposófica). Qual a relação de admiração e respeito devocional na vivência do apoio e escolha de representação política dos atuais apoiadores de Bolsonaro e a Antroposofia, diga-se Impulsos Crístico, valores morais, liberdade e amor?


Leonardo Maia


(Reafirmo que esta é uma perspectiva pessoal baseada nos conceitos que compreendo da Antroposofia)


 

ATENÇÃO: O SITE E O SERVIDOR DE EMAIL ESTÃO SUSPENSOS


Estamos sofrendo um boicote por questionar a coerência entre os valores da Antroposofia e o apoio ao governo atual. O site sofreu novo ataque por hackers e teve todo seu conteúdo apagado da rede, além de estarmos sem servidor de email, este cortado por falta de fundos. Esta é uma alternativa gratuita e para mantermos as publicações.


PRECISAMOS DE 20 APOIADORES PARA REESTRUTURAÇÃO:


338 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page