top of page
Buscar
  • Leonardo Maia

6 PRINCÍPIOS WALDORF QUE PODEM SER ADOTADOS POR QUALQUER FAMÍLIA

Aqui estão 6 princípios da pedagogia Waldorf que acreditamos que todas as famílias deveriam adotar...



A Pedagogia Waldorf é um sistema de educação alternativo que se concentra no desenvolvimento integral de uma criança. As escolas Waldorf integram conteúdo artístico, prático e intelectual em seu currículo e se concentram em habilidades sociais e valores espirituais.


A educação de Waldorf começou, inspirada na filosofia de Rudolf Steiner, em 1919, quando foi aberta, a primeira escola na Alemanha. Steiner acreditava que as crianças aprendiam melhor quando eram encorajadas a usar sua imaginação. Ele argumentou que a educação tinha que levar em conta os aspectos físicos, comportamentais, emocionais, cognitivos, sociais e espirituais de cada criança.


Muitos benefícios foram associados a uma educação Waldorf. O livro Educação Alternativa para o século XXI fornece evidências de que as escolas Waldorf permitem o desenvolvimento integral das crianças.


Aqui estão 6 princípios da pedagogia Waldorf que acreditamos que todas as famílias deveriam adotar:


1. A INFÂNCIA NÃO DEVE SER TOMADA COMO CARREIRA


As crianças não se desenvolvem da mesma maneira, nem se desenvolvem na mesma proporção. A educação Waldorf nos ensina a estar atentos às necessidades de cada criança e a parar de esperar que nossos filhos sejam o que não são.

 

2. TORNE-SE UM NARRADOR


Dizem que Einstein disse uma vez: "Se você quer que seus filhos sejam inteligentes, leia contos de fadas. Se você quer ser mais inteligente, leia mais contos de fadas". A educação Waldorf compartilha esse ponto de vista. A educação Waldorf enfatiza a importância de contar/narrar histórias ao invés de ler (mecanicamente) histórias. A narração de histórias desenvolve a imaginação de uma criança.

 

3. CONECTE-SE COM A NATUREZA TODOS OS DIAS


As crianças prosperam na atividade física. Brincar fora (jardim, praça ou na natureza) também estimula sua criatividade. Conectar-se a natureza significa ensinar nossos filhos a estar mais atentos ao mundo que os rodeia. Significa ensiná-los a tomar tempo para cheirar as flores e observar as coisas diferentes e as pessoas em seu ambiente. A natureza também tem um efeito calmante sobre as crianças.


4. ESTIMULE SEUS FILHOS A BRINCAR


A educação Waldorf baseia-se no princípio de que os brinquedos mais simples incentivam a criatividade. Steiner enfatizou a necessidade de brinquedos mais naturais e argumentou que os brinquedos devem proporcionar às crianças experiências sensoriais. Ele acreditava que, quando os brinquedos são simples e abertos, eles incentivam a criatividade das crianças porque elas podem usar sua imaginação.

A educação Waldorf favorece os brinquedos simples e ecológicos aos quais todos têm acesso.

 

5. ESTABELECER ROTINAS


Na educação Waldorf, dá-se grande importância ao ritmo. Existem muitos benefícios para o estabelecimento de rotinas, pois proporcionam às crianças uma sensação de segurança e aproximam-se de um plano mais terrestre.

 

6. CRIAR ESPAÇO PARA A ARTE


A arte é um aspecto importante na Pedagogia Waldorf.

Criar espaço para a arte significa proporcionar aos nossos filhos momentos não estruturados em que eles podem praticar o jogo criativo. É nesses momentos que eles desenvolvem sua criatividade.


Fonte: Escola La Casa del Sol

 

PRECISAMOS DE APOIADORES PARA SUA REESTRUTURAÇÃO DA BIBLIOTECA:




3.026 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page